terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Digital Storytelling - Contação Digital de Histórias

Hj damos o pontapé inicial em novo projeto, que trata de Digital Storytelling, ou seja, Contação Digital de Histórias. Espero que seja um projeto interessante e prezeroso para vcs, alunos de Sociologia e de Pedagogia.
Começaremos lendo um pouco sobre o tema. Há um texto sobre o assunto aqui. Prepare-se para uma discussão na próxima aula.
Após a leitura do artigo, explore as seguintes ferramentas:

-Animoto: http://animoto.com/

- VoiceThread: http://voicethread.com

-Caso vc tenha em casa o Windows Movie Maker, por favor explore-o. Tente usá-lo. Eis aqui um link para vc aprender a usá-lo (navegue no menu á esquerda): http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-live/movie-maker-get-started?T1=t3  Há tb vários tutoriais no YT para sua escolha.

Mais sobre o projeto:

Introdução:

Este projeto objetiva a capacitação para o desenvolvimento de contos digitais (digital storytelling), visando ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Contos digitais combinam a arte milenar de contar histórias com as tecnologias de informação e comunicação, e utilizam áudio, video, imagens e texto em uma narrativa coerente. Também, colocam em prática a filosofia da aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento é construído coletivamente no desenvolvimento de uma atividade significativa. Durante o projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre a  fundamentação teórica, os objetivos e usos da contação de histórias digitais no contexto educativo, à medida que usam hardware e software apropriados para criar colaborativamente suas próprias histórias digitais. Este projeto de nossa cadeira tem, novamente, caráter teórico-prático, onde o aluno aprende fazendo.
Contos digitais figuram como uma alternativa de ferramenta multimídia para melhorar a formação de professores no uso da tecnologia e tem ganho crescente popularidade no contexto educacional. (McDrury & Alterio, 2003). Embora não configure uma ideia nova entre os educadores, a contação digital de histórias tem se beneficiado da crescente expansão de recursos multimídia (câmeras, computadores, microfones, ferramentas de edição de imagens) e tem provado ser uma maneira eficaz, simples e envolvente de se promover a prática da autoria entre os alunos.
Novas práticas pedagógicas, mais colaborativas e significativas, podem surgir do uso de contação de histórias digitais. Quando os professores em formação comecem a compreender os benefícios de projetos multimídia a partir do aprendizado através do design de seus próprios produtos educacionais, eles deixam de ser meros consumidores de produtos educacionais desenvolvidos por terceiros. Finalmente, há a possibilidade de se ir além da simples aquisição de competências técnicas, assumindo-se uma visão mais holística do processo de ensino com a tecnologia, interligando-se ao conhecimento tecnológico outros tipos de conhecimento (e.g. pedagógico e de conteúdos de ensino), além de se priorizar o processo de comunicação e expressão numa dinâmica colaborativa. 

Meta e objetivos educacionais:

A meta deste projeto é capacitar futuros docentes tanto pedagogicamente quanto tecnicamente para a autoria de contos digitais. Ao final desta oficina, os interagentes deverão ser capazes de:


· Refletir sobre o uso de contos digitais para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem;
· Apropriar-se tecnologicamente de software e hardware próprios para o desenvolvimento de contos digitais;
·  Desenvolver colaborativamente um criativo conto digital de 2 – 4 minutos, organizando informações numa coerente representação verbal e visual.

Tratamento dado ao tema:

A abordagem deste projeto é primordialmente de caráter teórico-prático. A fundamentação teórica será apresentada, mas será diretamente relacionada à prática, uma vez que os interagentes aprenderão sobre o uso pedagógico da tecnologia através do processo de design de seus produtos educacionais (contos digitais). Nesta abordagem, ênfase é dada ao "aprender fazendo" e o interagente deixa de ser aprendiz passivo para assumir controle de seu próprio processo de aprendizagem.


A estrutura do projeto, bem como a rubrica de avaliação virão no post relativo à próxima aula. Até mais.

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