Começaremos lendo um pouco sobre o tema. Há um texto sobre o assunto aqui. Prepare-se para uma discussão na próxima aula.
Após a leitura do artigo, explore as seguintes ferramentas:
-Animoto: http://animoto.com/
- VoiceThread: http://voicethread.com
-Caso vc tenha em casa o Windows Movie Maker, por favor explore-o. Tente usá-lo. Eis aqui um link para vc aprender a usá-lo (navegue no menu á esquerda): http://windows.microsoft.com/
Mais sobre o projeto:
Introdução:
Este projeto objetiva a capacitação para o desenvolvimento de contos digitais (digital storytelling), visando ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Contos digitais combinam a arte milenar de contar histórias com as tecnologias de informação e comunicação, e utilizam áudio, video, imagens e texto em uma narrativa coerente. Também, colocam em prática a filosofia da aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento é construído coletivamente no desenvolvimento de uma atividade significativa. Durante o projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre a fundamentação teórica, os objetivos e usos da contação de histórias digitais no contexto educativo, à medida que usam hardware e software apropriados para criar colaborativamente suas próprias histórias digitais. Este projeto de nossa cadeira tem, novamente, caráter teórico-prático, onde o aluno aprende fazendo.
Contos digitais figuram como uma alternativa de ferramenta multimídia para melhorar a formação de professores no uso da tecnologia e tem ganho crescente popularidade no contexto educacional. (McDrury & Alterio, 2003). Embora não configure uma ideia nova entre os educadores, a contação digital de histórias tem se beneficiado da crescente expansão de recursos multimídia (câmeras, computadores, microfones, ferramentas de edição de imagens) e tem provado ser uma maneira eficaz, simples e envolvente de se promover a prática da autoria entre os alunos.
Novas práticas pedagógicas, mais colaborativas e significativas, podem surgir do uso de contação de histórias digitais. Quando os professores em formação comecem a compreender os benefícios de projetos multimídia a partir do aprendizado através do design de seus próprios produtos educacionais, eles deixam de ser meros consumidores de produtos educacionais desenvolvidos por terceiros. Finalmente, há a possibilidade de se ir além da simples aquisição de competências técnicas, assumindo-se uma visão mais holística do processo de ensino com a tecnologia, interligando-se ao conhecimento tecnológico outros tipos de conhecimento (e.g. pedagógico e de conteúdos de ensino), além de se priorizar o processo de comunicação e expressão numa dinâmica colaborativa.
Meta e objetivos educacionais:
A meta deste projeto é capacitar futuros docentes tanto pedagogicamente quanto tecnicamente para a autoria de contos digitais. Ao final desta oficina, os interagentes deverão ser capazes de:
· Refletir sobre o uso de contos digitais para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem;
· Apropriar-se tecnologicamente de software e hardware próprios para o desenvolvimento de contos digitais;
· Desenvolver colaborativamente um criativo
conto digital de 2 – 4 minutos, organizando informações numa coerente
representação verbal e visual.
Tratamento dado ao tema:
A abordagem
deste projeto é primordialmente de caráter teórico-prático. A fundamentação
teórica será apresentada, mas será diretamente relacionada à prática, uma vez
que os interagentes aprenderão sobre o uso pedagógico da tecnologia através do
processo de design de seus produtos educacionais (contos digitais). Nesta abordagem, ênfase é dada ao "aprender fazendo"
e o interagente deixa de ser aprendiz passivo para assumir controle de seu
próprio processo de aprendizagem.
A estrutura do projeto, bem como a rubrica de avaliação virão no post relativo à próxima aula. Até mais.
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