terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trabalhando com Modelos



Hoje começaremos a falar sobre ferramentas de produtividade. Nossos objetivos são: 
  • Familiarização com as ferramentas de pacote Office (escritório);
  • Propor atividades que possibilitem um melhor entendimento de suas potencialidades educacionais.
Tenha em mente que o objetivo não é fazer com que vc se torne um expert em cada uma das ferramentas, mas que crie familiaridade com suas potencialidades educacionais. 
Uma forma de começar a desenvolver tal familiaridade pode ser modificandotemplates (modelos) encontrados no próprio Office ou na Internet. 
Um pacote Office geralmente possui: 
  • editor de textos - criação e edição de textos ilustrados ou não
  • editor de planilha eletrônica - tabulação de dados e cálculos
  • editor de apresentações digitais- suporte à criação de transparências digitais multimídia e efeitos de transição entre elas

Comecemos com editores de texto. As características comuns aos editores de texto (ex: BrOffice, Microsoft Office, KOffice): 
  • selecionar o texto
  • escolher as fontes
  • definir as margens da folha
  • inserir imagens
Sugestões de projetos (para além do processamento de textos): 
  • Criação de newsletter, folders
  • Uso de imagens e texto - trabalho de integração de informação textual + visual
  • Organização da informação espacialmente (tabelas)
  • Hierarquização da informação
  • Tratamento da informação matemática (tabelas – aprendizagem visual)
  • Trabalho desenvolvido em grupo
  • Interdisciplinar
  • Beneficia diferentes tipos de aprendizes (visuais, por exemplo)
  • Criação de calendários, cartões festivos, cartões de visitas, certificados
Atividade prática em sala de aula: criando currículo. Busque um modelo já existente em seu computador. Ou use este aqui. Acrescente em seu currículo: 

  • Dados pessoais (endereço, e-mail, telefone etc) Obs.: Neste momento, crie dados fictícios
  • Formação Acadêmica
  • Experiência profissional
  • Premiações
  • Referências
Salve o documento como PDF em seu pen drive ou use o Google Drive (faça uma conta neste serviço, caso não tenha acesso a ele). 

Atividade para próxima aula: 
Leia o Cap. 1 do livro Educação e Tecnologias - o novo ritmo da informação, de Vani Moreira Kenski (matriz na xerox). Tuíte a respeito de uma descoberta que tenha feito a partir da leitura do texto. Caso não tenha uma conta de Twitter, crie uma para esta atividade.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário