Hoje começaremos a falar sobre ferramentas de produtividade. Nossos objetivos são:
- Familiarização com as ferramentas de pacote Office (escritório);
- Propor atividades que possibilitem um melhor entendimento de suas potencialidades educacionais.
Uma forma de começar a desenvolver tal familiaridade pode ser modificandotemplates (modelos) encontrados no próprio Office ou na Internet.
Um pacote Office geralmente possui:
- editor de textos - criação e edição de textos ilustrados ou não
- editor de planilha eletrônica - tabulação de dados e cálculos
- editor de apresentações digitais- suporte à criação de transparências digitais multimídia e efeitos de transição entre elas
Comecemos com editores de texto. As características comuns aos editores de texto (ex: BrOffice, Microsoft Office, KOffice):
- selecionar o texto
- escolher as fontes
- definir as margens da folha
- inserir imagens
- …
- Criação de newsletter, folders
- Uso de imagens e texto - trabalho de integração de informação textual + visual
- Organização da informação espacialmente (tabelas)
- Hierarquização da informação
- Tratamento da informação matemática (tabelas – aprendizagem visual)
- Trabalho desenvolvido em grupo
- Interdisciplinar
- Beneficia diferentes tipos de aprendizes (visuais, por exemplo)
- Criação de calendários, cartões festivos, cartões de visitas, certificados
- Dados pessoais (endereço, e-mail, telefone etc) Obs.: Neste momento, crie dados fictícios
- Formação Acadêmica
- Experiência profissional
- Premiações
- Referências
Atividade para próxima aula:
Leia o Cap. 1 do livro Educação e Tecnologias - o novo ritmo da informação, de Vani Moreira Kenski (matriz na xerox). Tuíte a respeito de uma descoberta que tenha feito a partir da leitura do texto. Caso não tenha uma conta de Twitter, crie uma para esta atividade.
Abraço!
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